Olá, tudo bem?
Resolvi montar este blog devido à minha situação. Estava em férias, não poderia viajar em função do meu trabalho, que poderia ser requisitado a qualquer momento e ficar em casa de férias é algo que me deprime completamente (isso minha mãe me contou que acontece desde quando eu era bem novo... ia chegando as férias e ela já começava a ficar preocupada em arrumar alguma coisa para eu fazer) e assim ainda é nos dias de hoje. Então eu pensei em dar uma volta por BH e visitar alguns lugares bem bacanas. Mas aonde ir? Fui ao sábio Google e perguntei a ele aonde ir e o que encontrei foram várias pessoas fazendo a mesma pergunta no Yahoo Perguntas e umas respostas não muito interessantes. Ai veio a ideia... montar este blog com algumas indicações de lugares, atrações com determinadas especificações como: local, horário de funcionamento, dicas, programação, valores... enfim... tudo que precisamos saber para visitar BH. Ah! Mas não para por ai... Não ficarei restrito à BH... e sim BH será a nossa referência, nosso ponto de partida. Espero que curtam... valeu?


segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Espaço Tim UFMG do Conhecimento

34061797 A partir do Observatório Astronômico, Planetário e ambientes expositivos, o percurso aberto aos visitantes leva a muitas das infinitas possibilidades de visão contidas no inconcebível universo.

“Demasiado humano é a primeira exposição instalada no Espaço, abordando variados temas ligados ao conhecimento: a origem do universo, o surgimento da espécie humana e o povoamento da terra, as cosmogonias, o papel da escrita, a blogalização, os diálogos culturais, a diversidade linguística, o homem em relação à biodiversidade. A exposição se propõe a narras os modos como a nossa civilização vê e constroi o mundo, assumindo a perspectiva de que o conhecimento não é uma verdade eterna, mas um reflexo do homem que o produz”.

Nossa! É muito legal!!! O passeio ele começa no 5° andar no planetário… ah! Lá também tem um Observátorio… que voltará a funcionar em março até as 21h. As sessões de observação do céu por meio de telescópios serão realizadas sempre às quintas-feiras, aproveitando o horário de funcionamento estendido desse dia da semana. Às quintas-feiras, o Espaço TIM UFMG do Conhecimento abre entre 11 horas e 21 horas, com possibilidade de permanência até as 22 horas. A partir das 18 horas, haverá sessões de filmes no Planetário nos horários de 18h, 19h30 e 20h30.

Devido à capacidade do prédio, serão distribuídas senhas para 120 visitantes por sessão para observação do céu. A entrada será organizada por ordem de chegada. Na sessão da próxima quinta-feira, o planeta que estará visível é Saturno. Os outros planetas só podem ser observados durante a madrugada devido às suas posições atuais em torno do sol. As visitas serão monitoradas pela equipe de Astronomia do Espaço TIM UFMG do Conhecimento.

4462959507_43fb4ddb55_o2

Sobre o Espaço TIM UFMG do Conhecimento

Endereço: Praça da Liberdade

Visitação: Terças, quartas e sextas: 11h às 16h, com permanência no Museu até às 17h.

Quintas-feiras: 11h às 21h, com permanência no Museu até às 22h

Sábados, domingos e feriados: 12h às 17h, com permanência no Museu até às 18h

Ônibus: 2004, 2101, 2103, 2104, 2152, 4032, 4034, 4106, 4111, 5031, 5101, 5102, 8001A, 8102, 8106, 8107, 8108, 9103, 9105, 9106, 2004 e SC02.

Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa


Nossa! Tem tanto tempo que eu nao leio um livro… Ah! Mas livro é algo tão caro…
UAU! Em que planeta você vive colega? Já ouviu alguma coisa sobre a Biblioteca Pública? Não?
Então lá vai…

Projetada pelo Oscar Niemeyer e inaugurada pelo JK, possui mais de 250 mil exemplares, disponíveis entre livros, revistas e jornais correntes e históricos. Seu acervo reúne obras representativas da produção  intelectual de escritores brasileiros e estrangeiros, além de coleção de autores mineiros de todas as épocas, bem como aboras raras e especiais de reconhecida importância.  A estrutura logística da Biblioteca comporta um amplo acervo digitalizado de jornais históricos, salas de estudo e de pesquisa via internet, sala de cursos, galerias de arte, além de um teatro.
Ah! Ela também possui um acervo mega bacana para os cegos. E se o cego não sabe ler em braile, não importa, a Biblioteca conta com vários voluntários que fazem a leitura para os cegos.

Sobre a Biblioteca
Endereço: Praça da Liberdade, n° 21
De Segunda à Sexta de 8h às 20h, Sábado de 8h às 12h

Palácio da Liberdade

UM SÍMBOLO DE MINAS GERAIS

_JBF3548 “O Palácio da Liberdade foi durante muitos anos sede do governo do estado de Minas Gerais. O edifício foi palco de importantes acontecimentos da história de Minas Gerais. Foi construído em Belo Horizonte, no ano de 1897. Com um traçado neoclássico, o palácio mescla estilos arquitetônicos que vão desde o Luís XV ao mourisco. A escadaria principal foi fundida na Bélgica e apresenta um elegante estilo art nouveau. Os jardins eram prolongamentos da praça, porém sem as grades que hoje cercam o palácio.

A estrutura do prédio é constituída por três pavimentos que serviram de moradia aos governadores e suas famílias. Teve como hóspedes os ilustres ex-governadores e ex-presidentes da República Juscelino Kubitschek e Tancredo Neves, assim como a presença marcante de Benedito Valadares e Milton Campos. Por volta dos anos 1960, o arquiteto Oscar Niemeyer propôs a demolição do palácio para a construção de um moderno edifício vertical. A idéia, porém, foi vetada. Abandonado nos anos 1970 pelos governadores que preferiram trabalhar no Palácio dos Despachos, o Palácio da Liberdade voltou a ser prestigiado por Tancredo Neves que despachava de lá, assim como Eduardo Azeredo passou também a fazer.

Atualmente o Governador despacha do Palácio Tiradentes situado na Cidade Administrativa de Minas Gerais projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O Palácio da Liberdade atualmente faz parte do Circuito Cultural da Praça da Liberdade e serve para cerimônias solenes de transferência de mandato”.

É muito bacana pessoal… Quando fui buscar estas informações, fui recebido pela recepcionista Flávia que é a gentileza em pessoa… Recomendo a visita, viu?

01122008061239palacio_liberdade130

Esta escada é maravilhosa!!!

Sobre o Palácio

Dia de visitação: Somente aos Domingos

Horário: 9h às 13h

Entrada: gratuita

No último domingo do mês ocorre o hasteamento de bandeiras com troca de guarda, a partir das 8h30, em frente ao Palácio.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Presépio do Pipiripau

Pessoal, este Presépio merece um post à parte por ele ser um show à parte.

Nossa! É muito bonito e é muito bacana ao ver um cara que o projetou há anos e ser algo tão atual…

Vamos lá… o Presépio do Pipiripai fica no Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG

As apresentações acontecem no Sábado e Domingo, com exceção de Dezembro e Janeiro que acontecem todos os dias de hora em hora…

Ao entrar, a monitora fará uma breve explicação…

O Presépio do Pipiripau é uma obra tombada pelo Iphan, que retrata, em 45 cenas, a vida de Cristo. É composto por 580 figuras retratando a vida cotidiana do interior e que se movem. O presépio começou a ser construído a partir de 1906 por Raimundo Machado de Azevedo, sendo um exemplo típico dos presépios mineiros. E outras coisas mais…

Ah! Tem efeitos especiais viu? O cara era muito à frente do seu tempo!!!

pipiripau2

É um show o presépio!!!

PICT1165

As engrenagens que fazem o presépio se movimentar… Tudo tem que permanecer na forma original…

 IMG10035 

Este é o Presépio do Piripipizinho que foi construído com o objetivo de entreter as pessoas que ficavam na fila esperando o momento de ver o Pipiripau…

IMG10036

Reprodução da oficina do Sr Raimundo Machado de Azevedo…

Pessoal… se vocês não curtirem museus e bla bla bla… vale a pena ir ao Horto só para ver o Presépio do Pipiripau…

Sobreu o Presépio

Portaria 1: Rua Gustavo da Silveira, 1.035.

Metrô: Estação Santa Inês

Ônibus: 1804 – 4801A – 4802 – 8001 – 8802 – 9105 – 9205 – 9207 – 9550

Terça à Sexta: de 08h30min as 11h30min e de 13h as 16h (funciona somente em Dezembro e Janeiro)

Sábados e domingo: 10h às 17h (funciona o ano todo)

Entrada: R$ 4,00 – Meia somente alunos da UFMG

(Crianças até 5 anos e adultos maiores de 60 não pagam)

Mais info.: 3461-7666

Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG – Horto Florestal

 

Olá pessoal, hoje eu fui visitar o Horto. Lugar que eu fui pela última vez há uns 10 anos… Nossa! Que bacana visitar este lugar… Quando você chega lá, você simplesmente sai de BH, uma atmosfera, uma paz que é muito gostoso… sair um pouco desta agitação de cidade grande…

sdfasdfjh 

Entrada pela Rua Gustavo da Silveira, próximo ao Metrô

Imagem_016

Logo na entrada, você fará uma breve caminhada até o lugar onde estão concentrados os galpões com as atrações…

E este dino está no trajeto…

PICT1163

Alameda das Palmeiras… lindo né?

O museu possui uma proposta bem interessante de integrar o espaço museológico com o jardim botânico, com exuberante mata e abrigo de variadas espécies da fauna e flora brasileiras. O bacana que no mesmo espaço você aprende e diverte.

Lá você vai encontrar espaços tratando dos seguintes assuntos:

  • Paleontologia
  • Física divertida
  • Química na cabeça
  • Mineralogia
  • Arqueologia
  • Plantas medicinais
  • Estufas
  • Viveiro de mudas
  • Morcegos: mitos e verdades
  • Cartografia histórica
  • e muito mais

Ah! O tão PRESÉPIO DO PIPIRIPAU… ele será um post à parte…

trilhas_03

Muita paz, verde e tranquilidade… Este é uma das trilhas que podem ser feitas…

22502074

Observatório… onde é desenvolvido o projeto “Quarta crescente” onde toda quarta feira da lua crescente dos meses de abril a setembro são realizadas observações astronômicas noturnas com palestras e demonstrações científicas…

Sobreu o Horto Florestal

Portaria 1: Rua Gustavo da Silveira, 1.035.

Metrô: Estação Santa Inês

Ônibus: 1804 – 4801A – 4802 – 8001 – 8802 – 9105 – 9205 – 9207 – 9550

Terça à Sexta: de 08h30min as 11h30min e de 13h as 16h

Sábados e domingo: 10h às 17h

Entrada: R$ 4,00 – Meia somente alunos da UFMG

(Crianças até 5 anos e adultos maiores de 60 não pagam)

Mais info.: 3461-7666

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Museu Mineiro – Circuito Cultural Praça da Liberdade

Bem… eu estava aqui em casa navegando na internet e a televisão ligada e ouvindo o MGTV. Num determinado momento a repórter Isabela anunciou a reabertura do Museu Mineiro. BINGO! Hoje irei conhecê-lo. Sempre tive vontade de visitá-lo, mas estava fechado para reformas. Mas agora tá liberado… UHU!!!

MM

“O Museu Mineiro foi instituído legalmente em 1910, com a função de reunir e expor os objetos históricos e artísticos conservador no Arquivo Público Mineiro, abrangendo as seções de “História Natural, Etnografia e Antiguidades Históricas”. […].”

Achei muito bacana, o recepcionista me recebeu muito bem… Fui a décima quinta pessoa a visitar o museu… Poxa! Podia ter tirado foto disso ne? Mas enfim… Vou postar umas fotos e algumas eu tirei do meu celular… me perdoem com relação à qualidade, ok?

D1-0082792-EV

Fachada do Museu Mineiro

_K5H2902a

Sala arquivo público

_K5H3490

Sala Colunas

IMG10025

Entrada da Sala Colunas. É lindo!

IMG10026

Detalhes

IMG10031

Nossa! Vocês não tem noção do tanto que este teto é bonito…

IMG10023

Miguel Arcanjo

IMG10017

Da esq. para dir. D. João VI, D. Maria I, D. Pedro III, D. José, Príncipe do Brasil

IMG10010

A Má Notícia de Belmiro de Almeida.

IMG10011

Detalhe do quadro “A Má Notícia”. A carta com uma margem preta, sinal que é uma má notícia. Bacana né?

Bem… do Museu Mineiro vou postar só isso tudo… Quer ver mais? Vá ao museu… hehe

 

Sobre o Museu Mineiro

Av. João Pinheiro, 342, B. Funcionários - Belo Horizonte/MG - fone (31) 3269.1103

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Terça a Sexta - de 10 às 19 horas
Quintas - de 12 às 21 horas
Sábados, Domingos e Feriados - de 12 às 19 horas

Entrada: gratuita

Museu Giramundo

Depois que visitei o MAO, resolvi conhecer também um Museu que sempre que passo pela Avenida Andradas, vejo a plaquinha indicando o caminho. BINGO! Hoje é o dia de conhecer o tão famoso Museu GIRAMUNDO. Peguei algumas informações de como chegar lá e pronto! Cheguei.

Apresentação1

Aff… Mas não faltarão oportunidades para conhecer.

O QUE É?

“O Museu Giramundo é o arquivo vivo e em constante mutação da produção do grupo. Nele, estão reunidas todas as experiências da história do Giramundo, na forma de bonecos, composições cenográficas, fotografias, projetos e desenhos originais, documentos, filmes, áudios e arte gráfica.
Manter este complexo acervo organizado e aberto à visitação do público é o compromisso assumido pelo Giramundo desde 2001, quando o Museu foi inaugurado.
De lá para cá, o Museu Giramundo se consolidou como referência cultural e um importante ponto turístico da capital mineira.

Com sua estrutura física e conceitual ligada à da Escola Giramundo, o Museu Giramundo é não só um mostruário permanente da produção do grupo, mas também um completo referencial didático para quem deseja aprender ou se aprofundar na arte do teatro de bonecos”.

Mais info: http://www.giramundo.org/index.html

Museu de Artes e Ofícios – Praça da Estação

Olá pessoal, hoje fui conhecer o MAO – Museu de Artes e Ofícios que está localizado na Praça da Estação.

MAODSC_3239

O QUE É?

“O Museu de Artes e Ofícios – MAO – é um espaço cultural que abriga e difunde um acervo representativo do universo do trabalho, das artes e dos ofícios do Brasil. Um lugar de encontro do trabalhador consigo mesmo, com sua história e com o seu tempo. Iniciativa do Instituto Cultural Flávio Gutierrez – ICFG, em parceria com o Ministério da Cultura e a CBTU, Companhia Brasileira de Trens Urbanos, o MAO preserva objetos, instrumentos e utensílios de trabalho do período pré-industrial brasileiro.

Criado a partir da doação ao patrimônio público de mais de duas mil peças pela colecionadora e empreendedora cultural Angela Gutierrez, o MAO revela a riqueza da produção popular, os fazeres, os ofícios e as artes que deram origem a algumas das profissões contemporâneas.

O MAO está instalado na Estação Central de Belo Horizonte, por onde transitam milhares de pessoas diariamente. É assim, um espaço coerente com a natureza da coleção, bem próximo ao trabalhador. Para abrigar o Museu foram restaurados dois prédios antigos , de rara beleza arquitetônica, tombados pelo patrimônio público. A sua implantação incluiu ainda a recuperação, pela Prefeitura de Belo Horizonte, da Praça da Estação, marco inaugural da cidade, que, cada vez mais, se consolida como espaço destinado a eventos e manifestações culturais”.

Eu adorei o museu… muito bonito… se você gosta muito de ir ao interior (tipo a casa da vovó), você vai ter a sensação de que está na fazenda… muito legal!!!

Só teve alguns pontos que não agradei muito…

Iniciei minha visita e comecei a apreciar alguns ofícios apresentados e começaram a surgir algumas dúvidas… cadê os monitores? Pois é… não encontrei ninguém no museu para dar alguns esclarecimentos… apenas a turma da conservação… que por sinal… nossa! Uma senhora que estava varrendo uma sala, quase me varreu também… hehe… Mas enfim, vamos às fotos (ah! infelizmente minha máquina deu problema de novo :( Então resolvi coletar algumas do Google para vocês terem uma noção de como é o MAO)

o2w9282

Esse ambiente fica logo na entrada e são ofícios relacionados à escravidão.

o2w9260

Ao fundo tem o famoso fogão à lenha. (Se minha vó ver esse fogão, ela pira!)

Sobre o Museu de Artes e Ofícios – MAO

End.: Pca. Rui Barbosa, s/n Centro
Fone 31 3248.8600

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Terças e Sextas - de 12 às 19 horas
Quartas e Quintas - de 12 às 21 horas
Sábados, Domingos e Feriados - de 11 às 17 horas

Entrada: Inteira: R$ 4,00 – Meia: R$ 2,00

Entrada gratuita: Sábado (11h às 17h), Quarta e Quinta (17h às 21h)

Mais info: www.mao.org.br

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Museu das Minas e do Metal

Este foi o primeiro museu que visitei quando foi inaugurado o Circuito Praça da Liberdade…

FOTO_P~1

Achei muito bacana, é uma verdadeira aula sobre as minas, o metal etc…

O dia que visitei, era numa quinta-feira e entrei gratuitamente e não reparei um pequeno detalhe (reparei só ontem quando fui visitá-lo novamente) é pago! Ah nem viu? Não entrei… mas como eu já conheço, resolvi fazer este post sobre o Museu das Minas e do Metal.

Muitas vezes quando falamos de museus, logo pensamos naqueles lugares sem graça, com um monte de livros (eu adoro!) completamente sem graça, contando a história de alguém ou algo. Mas não se engane! Este (e os outros que fazem parte do circuito) não são assim…Este museu (não só este, mas os outros que fazem parte do circuito também) são completamente dinâmicos, tecnológicos e tal… Ah! Se você levar crianças, não se preocupe… eu garanto que eles também irão amar!

Não sei se você sabe, mas este museu foi criado em parceria entre o Governo de Minas e o Grupo EBX. Resumindo… quem manda alí é o cara mais rico do mundo: Eike Batista. No folder que eu recebi, contava que ele acompanhou de perto todos os detalhes que vai desde a assinatura do projeto até a inauguração. Então chega de blá blá blá e vamos ao que interessa né?

O QUE É?

Logo_MMM

“O Museu das Minas e do Metal, implantado no prédio da antiga Secretaria de Estado da Educação, abriga importante acervo sobre mineração e metalurgia, documentando duas das principais atividades econômicas de Minas. O museu utiliza, de forma lúdica e criativa, da tecnologia de ponta para mostrar o universo das rochas, os processos de transformação dos minérios e a importância deles para a vida humana e o desenvolvimento social, econômico e cultural.

Em ambientes virtuais, os visitantes podem interagir com os espaços criados para permitir intensa vivência pelo mundo dos metais. O edifício foi totalmente restaurado e adequado com projeto arquitetônico de Paulo Mendes da Rocha e projeto museográfico de Marcello Dantas. O espaço incorporou o acervo do Museu de Mineralogia Djalma Guimarães e tem patrocínio do Grupo EBX”.

CATLOG~1

Esta escada é maravilhosa… uma das mais bonitas que já vi… é uma pena que ela não pode ser utilizada…

mmm

Símbolo do Museu… ele é imenso… só não lembro qual foi o metal utilizado em sua fabricação…

2880183551

Este equipamento é mega bacana… ele é uma espécie de scanner que mostra a quantidade de ferro em nosso corpo… FANTÁSTICO!!!

Sobre o Museu das Minas e do Metal
End.: Praça da Liberdade, s/n°, antigo prédio da Secretaria de Educação (prédio rosa).
Funcionamento: Domingo, Terça, Quarta, Sexta e Sábado, das 12h às 18h
Quinta das 12h às 22h
Entrada: Inteira R$ 6,00 – Meia R$ 3,00  - Às quintas-ferias, entrada gratuita. UHU!!!

Memorial Minas Gerais – Vale

Gente! Fiquei encantado com este lugar… Com os trabalhos que estão expostos e tal… Ainda tem algumas salas que não estão disponíveis à visitação… mesmo assim fiquei fascinado com o que vi… Ops… Pra quem não sabe, o Memorial funciona no antigo prédio da Secretaria da Fazenda. Ele foi todo restaurado e só a sua arquitetura já vale a visita…

20101130202756553084e
O QUE É?
“Neste novo espaço, você conhece e interage com os personagens ilustres e seus pensamentos arrojados, as vilas barrocas e as grandes fazendas, a tradição na cultura e o dia a dia do cidadão comum… gente como você que, do século XVIII aos dias de hoje, faz parte da história e da grandeza de Minas.
Esta verdadeira viagem no tempo está representada nas 31 salas que compõem o Memorial Minas Gerais – Vale. Em cada ambiente, a tecnologia é utilizada em sintonia com objetos e cenários tradicionais. Mais que observar, você vivencia a história. […]”.
Vale a pena conferir…
Ai estão algumas imagens do memorial…
fazenda-mineira
Esta sala representa a Fazenda Mineira

Quando entrei neste lugar, tive a sensação que estava na casa da minha vó… Foi muito legal!


O governador Aécio Neves e o presidente da Vale, Roger Agnelli, visitaram, nesta sexta-feira (19/03), algumas instalações do Memorial Minas Gerais Vale, que fará parte do Circuito Cultural Praça da Liberdade. O museu apresentará ao público a memória do Estado, desde o século XVII até o cenário contemporâneo. Eles estiveram acompanhados do vice-governador Antonio Anastasia e do designer Gringo Cardia, responsável pelo projeto museográfico.<br /><br />Foto: Omar Freire/Imprensa MG
Esta sala são quadros interativos que mostram o grandes políticos Mineiros confabulando a Independência

Achei interessante pq nesta sala você participa da história…


mao-projecao-video
Série de projeções contando sobre a formação do povo mineiro: Europeus, Negros e Índios

É muito bonito como os três povos vão contando a história de Minas Gerais em seu ponto de vista…

Sobre o Memorial Minas Gerais – Vale
End.: Praça da Liberdade, s/n°, esquina com Rua Gonçalves Dias.
Funcionamento: Terça, Quarta, Sexta e Sábado, das 10h às 18h
Quinta das 10h às 22h
Domingo, das 10h às 14h
As visitas guiadas acontecem de hora em hora.
Entrada: gratuita

Circuito Cultural Praça da Liberdade

Bem… hoje foi o primeiro dia de uma série de visitas que farei nos próximos dias que estarei de férias…
Decidi então visitar um lugar que já conheço que acho maravilhoso: Circuito Cultural Praça da Liberdade. Mas o que é este circuito?
Gov_mais_Liberdade
Implantado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, o Circuito Cultural Praça da Liberdade já oferece à população cultura, arte e educação. Tecnologia, conhecimento, cidadania.
Desenvolvido em parceria com a iniciativa privada e com entidade pública, o Circuito Cultural Praça da Liberdade está em fase adiantada. Os antigos prédios públicos estão sendo transformados em espaços interativos que buscam espelhar a diversidade, no maior conjunto integrado de cultura do Brasil: acervos históricos, artísticos e temáticos; centros culturais interativos; biblioteca e espaços para oficinas, cursos e ateliês abertos; além de planetário, cafeterias, restaurantes e lojas”.
É um lugar lindo que vale a pena conhecer.
Os que já estão abertos à visitação:

  • Arquivo Público Mineiro PRAA_D~1
  • Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa
  • Espaço TIM UFMG do Conhecimento
  • Museu das Minas e do Metal
  • Memorial Minas Gerais – Vale
  • Palácio da Liberdade
Em processo de implantação e reforma:
  • Casa Fiat de Cultura
  • Centro Cultural Banco do Brasil
  • Centro de Arte Popular – CEMIG
  • Museu Mineiro
  • Museu do Automóvel
  • Museu do Homem Brasileiro – FRM

E sem contar que a praça da Liberdade é tudo de bom né? Uma área verde muito bem cuidada, ideal para você sentar, pensar na vida, ler um bom livro.  

Ah! Você pretende passar o dia lá? Então lá vai algumas dicas...

Estacionamento: Rotativo faixa azul

Vá de ônibus: 2004, 2101, 2103, 2104, 2152, 4032, 4034, 4106, 4111,
5031, 5101, 5102, 801A, 8102, 8106, 8107, 9103, 9105, 9106, SC02B

Restaurantes mais próximos:

  • Assacabrasa: Rua da Bahia, n°1750
  • Confraria Bar e Restaurante: Avenida João Pinheiro, 628  
  • Xodó: Rua Gonçalves Dias, 1364

 

    Quer saber mais? Acesse http://www.circuitoculturalliberdade.mg.gov.br/