Olá, tudo bem?
Resolvi montar este blog devido à minha situação. Estava em férias, não poderia viajar em função do meu trabalho, que poderia ser requisitado a qualquer momento e ficar em casa de férias é algo que me deprime completamente (isso minha mãe me contou que acontece desde quando eu era bem novo... ia chegando as férias e ela já começava a ficar preocupada em arrumar alguma coisa para eu fazer) e assim ainda é nos dias de hoje. Então eu pensei em dar uma volta por BH e visitar alguns lugares bem bacanas. Mas aonde ir? Fui ao sábio Google e perguntei a ele aonde ir e o que encontrei foram várias pessoas fazendo a mesma pergunta no Yahoo Perguntas e umas respostas não muito interessantes. Ai veio a ideia... montar este blog com algumas indicações de lugares, atrações com determinadas especificações como: local, horário de funcionamento, dicas, programação, valores... enfim... tudo que precisamos saber para visitar BH. Ah! Mas não para por ai... Não ficarei restrito à BH... e sim BH será a nossa referência, nosso ponto de partida. Espero que curtam... valeu?


domingo, 25 de março de 2012

Centro de Arte Popular - Cemig

Olá pessoal, tudo bem? Estava um pouco sumido né? Mas enfim… muuuuuuuuito trabalho!!!
Semana passada o Centro de Arte Popular  - Cemig foi inaugurado. E claro que eu não poderia deixar de visitar né? hehe
O espaço é show! Ficou muito bonito!!! Com cheirinho de novo… Adorei o acervo… Super recomendo…
O QUE?
“O antigo Hospital São Tarcísio, na Rua Gonçalves Dias, foi transformado no Centro de Arte Popular - Cemig, com projeto dos arquitetos Janete Costa e Acácio Gil Borsoi. O Centro é um espaço dinâmico, capaz de refletir a riqueza e a diversidade cultural de Minas Gerais, de dinamizar a produção, o consumo e a fruição culturais e de atuar como poderoso fator de inclusão social, na geração de empregos e de renda.
Espaço privilegiado de divulgação e apreciação do trabalho dos artistas populares de Minas e do Brasil, o Centro oferece a seus visitantes a oportunidade de conhecer nossa arte de raiz, participando, compartilhando e visualizando ativamente as diferentes artes produzidas no país.
O projeto museológico do Centro de Arte Popular - Cemig foi elaborado para conduzir o visitante ao mundo do imaginário do artista que, através de sua arte, nos leva às suas origens, culturas, histórias, crenças, religiões, lendas e verdades, fazeres e práticas de um povo que traz nas mãos a tradução de um sincretismo cultural próprio e característico do povo brasileiro.

O imaginário destes artistas traduzido em suas obras muitas vezes de estranhas linguagens pictográficas, "Picassianas", carrega toda a força, a beleza e a graça do povo mineiro, do povo brasileiro. Não há como olhar e não se surpreender, não pensar na existência de um "inconsciente coletivo" criarem obras que ao olharmos nos remete às obras de grandes mestres das artes, reconhecidos mundialmente.
São encontros e diálogos que não podem ser pensados senão no plural. Artistas cujas obras são suficientes para mostrar o entrelaçamento indestrutível das matrizes de nossa cultura, na construção e reconstrução permanente deste imaginário que povoa as formas populares ou eruditas, ancestrais ou contemporâneas da nossa arte”.
ONDE?
Rua Gonçalves Dias, 1608 – Funcionários – BH
Horário de funcionamento:
3a, 4a e 6a feira, de 10 às 19h
5a feira, de 12 às 21h
Sábado e Domingo, de 12 às 19h







Nenhum comentário:

Postar um comentário