Olá, tudo bem?
Resolvi montar este blog devido à minha situação. Estava em férias, não poderia viajar em função do meu trabalho, que poderia ser requisitado a qualquer momento e ficar em casa de férias é algo que me deprime completamente (isso minha mãe me contou que acontece desde quando eu era bem novo... ia chegando as férias e ela já começava a ficar preocupada em arrumar alguma coisa para eu fazer) e assim ainda é nos dias de hoje. Então eu pensei em dar uma volta por BH e visitar alguns lugares bem bacanas. Mas aonde ir? Fui ao sábio Google e perguntei a ele aonde ir e o que encontrei foram várias pessoas fazendo a mesma pergunta no Yahoo Perguntas e umas respostas não muito interessantes. Ai veio a ideia... montar este blog com algumas indicações de lugares, atrações com determinadas especificações como: local, horário de funcionamento, dicas, programação, valores... enfim... tudo que precisamos saber para visitar BH. Ah! Mas não para por ai... Não ficarei restrito à BH... e sim BH será a nossa referência, nosso ponto de partida. Espero que curtam... valeu?


terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Museu das Minas e do Metal

Este foi o primeiro museu que visitei quando foi inaugurado o Circuito Praça da Liberdade…

FOTO_P~1

Achei muito bacana, é uma verdadeira aula sobre as minas, o metal etc…

O dia que visitei, era numa quinta-feira e entrei gratuitamente e não reparei um pequeno detalhe (reparei só ontem quando fui visitá-lo novamente) é pago! Ah nem viu? Não entrei… mas como eu já conheço, resolvi fazer este post sobre o Museu das Minas e do Metal.

Muitas vezes quando falamos de museus, logo pensamos naqueles lugares sem graça, com um monte de livros (eu adoro!) completamente sem graça, contando a história de alguém ou algo. Mas não se engane! Este (e os outros que fazem parte do circuito) não são assim…Este museu (não só este, mas os outros que fazem parte do circuito também) são completamente dinâmicos, tecnológicos e tal… Ah! Se você levar crianças, não se preocupe… eu garanto que eles também irão amar!

Não sei se você sabe, mas este museu foi criado em parceria entre o Governo de Minas e o Grupo EBX. Resumindo… quem manda alí é o cara mais rico do mundo: Eike Batista. No folder que eu recebi, contava que ele acompanhou de perto todos os detalhes que vai desde a assinatura do projeto até a inauguração. Então chega de blá blá blá e vamos ao que interessa né?

O QUE É?

Logo_MMM

“O Museu das Minas e do Metal, implantado no prédio da antiga Secretaria de Estado da Educação, abriga importante acervo sobre mineração e metalurgia, documentando duas das principais atividades econômicas de Minas. O museu utiliza, de forma lúdica e criativa, da tecnologia de ponta para mostrar o universo das rochas, os processos de transformação dos minérios e a importância deles para a vida humana e o desenvolvimento social, econômico e cultural.

Em ambientes virtuais, os visitantes podem interagir com os espaços criados para permitir intensa vivência pelo mundo dos metais. O edifício foi totalmente restaurado e adequado com projeto arquitetônico de Paulo Mendes da Rocha e projeto museográfico de Marcello Dantas. O espaço incorporou o acervo do Museu de Mineralogia Djalma Guimarães e tem patrocínio do Grupo EBX”.

CATLOG~1

Esta escada é maravilhosa… uma das mais bonitas que já vi… é uma pena que ela não pode ser utilizada…

mmm

Símbolo do Museu… ele é imenso… só não lembro qual foi o metal utilizado em sua fabricação…

2880183551

Este equipamento é mega bacana… ele é uma espécie de scanner que mostra a quantidade de ferro em nosso corpo… FANTÁSTICO!!!

Sobre o Museu das Minas e do Metal
End.: Praça da Liberdade, s/n°, antigo prédio da Secretaria de Educação (prédio rosa).
Funcionamento: Domingo, Terça, Quarta, Sexta e Sábado, das 12h às 18h
Quinta das 12h às 22h
Entrada: Inteira R$ 6,00 – Meia R$ 3,00  - Às quintas-ferias, entrada gratuita. UHU!!!

Um comentário: