Olá, tudo bem?
Resolvi montar este blog devido à minha situação. Estava em férias, não poderia viajar em função do meu trabalho, que poderia ser requisitado a qualquer momento e ficar em casa de férias é algo que me deprime completamente (isso minha mãe me contou que acontece desde quando eu era bem novo... ia chegando as férias e ela já começava a ficar preocupada em arrumar alguma coisa para eu fazer) e assim ainda é nos dias de hoje. Então eu pensei em dar uma volta por BH e visitar alguns lugares bem bacanas. Mas aonde ir? Fui ao sábio Google e perguntei a ele aonde ir e o que encontrei foram várias pessoas fazendo a mesma pergunta no Yahoo Perguntas e umas respostas não muito interessantes. Ai veio a ideia... montar este blog com algumas indicações de lugares, atrações com determinadas especificações como: local, horário de funcionamento, dicas, programação, valores... enfim... tudo que precisamos saber para visitar BH. Ah! Mas não para por ai... Não ficarei restrito à BH... e sim BH será a nossa referência, nosso ponto de partida. Espero que curtam... valeu?


quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Museu de Artes e Ofícios – Praça da Estação

Olá pessoal, hoje fui conhecer o MAO – Museu de Artes e Ofícios que está localizado na Praça da Estação.

MAODSC_3239

O QUE É?

“O Museu de Artes e Ofícios – MAO – é um espaço cultural que abriga e difunde um acervo representativo do universo do trabalho, das artes e dos ofícios do Brasil. Um lugar de encontro do trabalhador consigo mesmo, com sua história e com o seu tempo. Iniciativa do Instituto Cultural Flávio Gutierrez – ICFG, em parceria com o Ministério da Cultura e a CBTU, Companhia Brasileira de Trens Urbanos, o MAO preserva objetos, instrumentos e utensílios de trabalho do período pré-industrial brasileiro.

Criado a partir da doação ao patrimônio público de mais de duas mil peças pela colecionadora e empreendedora cultural Angela Gutierrez, o MAO revela a riqueza da produção popular, os fazeres, os ofícios e as artes que deram origem a algumas das profissões contemporâneas.

O MAO está instalado na Estação Central de Belo Horizonte, por onde transitam milhares de pessoas diariamente. É assim, um espaço coerente com a natureza da coleção, bem próximo ao trabalhador. Para abrigar o Museu foram restaurados dois prédios antigos , de rara beleza arquitetônica, tombados pelo patrimônio público. A sua implantação incluiu ainda a recuperação, pela Prefeitura de Belo Horizonte, da Praça da Estação, marco inaugural da cidade, que, cada vez mais, se consolida como espaço destinado a eventos e manifestações culturais”.

Eu adorei o museu… muito bonito… se você gosta muito de ir ao interior (tipo a casa da vovó), você vai ter a sensação de que está na fazenda… muito legal!!!

Só teve alguns pontos que não agradei muito…

Iniciei minha visita e comecei a apreciar alguns ofícios apresentados e começaram a surgir algumas dúvidas… cadê os monitores? Pois é… não encontrei ninguém no museu para dar alguns esclarecimentos… apenas a turma da conservação… que por sinal… nossa! Uma senhora que estava varrendo uma sala, quase me varreu também… hehe… Mas enfim, vamos às fotos (ah! infelizmente minha máquina deu problema de novo :( Então resolvi coletar algumas do Google para vocês terem uma noção de como é o MAO)

o2w9282

Esse ambiente fica logo na entrada e são ofícios relacionados à escravidão.

o2w9260

Ao fundo tem o famoso fogão à lenha. (Se minha vó ver esse fogão, ela pira!)

Sobre o Museu de Artes e Ofícios – MAO

End.: Pca. Rui Barbosa, s/n Centro
Fone 31 3248.8600

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Terças e Sextas - de 12 às 19 horas
Quartas e Quintas - de 12 às 21 horas
Sábados, Domingos e Feriados - de 11 às 17 horas

Entrada: Inteira: R$ 4,00 – Meia: R$ 2,00

Entrada gratuita: Sábado (11h às 17h), Quarta e Quinta (17h às 21h)

Mais info: www.mao.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário